23 julho 2010

Informativo Loja do Bem Estar - Stévia


Queridos amigos do Armazém Natural,
Segue Informativo com nova dica da Loja do Bem-estar para a sua saúde!

Dica do Mês de Junho:


Stévia: utilizada pelos índios guaranis para adoçar remédios!

É um pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos e é nativa no Paraguai. Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente 10/15 vezes mais doce que o normal açúcar doméstico. Na sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural. Principais características desta planta: não causa diabete, não contém calorias, não altera o nível de açúcar no sangue, não é tóxica, inibe a formação da placa e da cárie dental, não contém ingredientes artificiais, pode ser usada para cozinhar.

Confira mais informações abaixo:
_____________________________________

A Stévia é conhecida ainda pelas suas propriedades medicinais e foi usada pelos índios pelos seus dotes curativos por centenas de anos.
Estes são os seus possiveis empregos médicos: diabete, obesidade, iperatividade, pressão alta, ipoglicemia, indigestão, candidiase, e além disso é um bom tônico salutar para a pele, inibe o desejo de carboidratos e diminui a necessidade de tabaco e álcool.

Antonio Bertoni escreveu em 1901, depois de alguns anos de experiência com esta planta: "Uma pequena porção de folhas de Stevia é suficiente para adoçar uma chávena de café forte ou de chá. Não existem quaisquer substâncias prejudiciais que restrinjam a sua utilização". Em 1918, depois de um estudo exaustivo, ele estava completamente convencido de que a "Stevia não continha qualquer substância tóxica e era benéfica para a saúde". Nunca foi encontrada uma reação adversa ou observados quaisquer efeitos negativos ou problemas de saúde nos seres humanos relacionados com o consumo de Stevia.

Antes pelo contrário, a Stevia oferece muitas vantagens para a saúde e tem efeitos terapêuticos! Para além dos glicosídeos, extremamente doces, a Stevia contém pelo menos 31 óleos essenciais e muitas substâncias minerais como a clorofila, enzimas e vitaminas!

No livro "História Natural da Nova Espanha" o médico Dr. Franscisco Hernandéz já relatava que, na América do Sul, as plantas de Stevia eram utilizadas em cólicas, para diminuir a febre, em dores de costas, doenças reumáticas, vômitos, infecções, queda de cabelo e inflamações.

A ciência moderna comprovou que a Stevia, devido ao seu conteúdo em clorofila, tem um efeito antibacteriano e a sua influência positiva no combate da queda do cabelo deve-se provavelmente aos seus flavonóides que têm um efeito semelhante ao estrogênio.

Na América do Sul a Stevia não é só usada para adoçar o chá e a comida, mas também é receitada e aplicada como um tónico para ajudar na digestão, para normalizar a tensão arterial, para combater o cansaço e a fadiga, para diminuir a obesidade, contra ataques de fungos e para normalizar a taxa de glicemia nos diabéticos (nível de açúcar no sangue).

Ela também é usada a nível exterior para manter a pele e os cabelos em bom estado e com um bom aspecto. Na América do Sul, é usada tradicionalmente como medicamento para curar feridas e para além disso contra eczemas, acne, psoríase e outros problemas de pele. Provavelmente as inúmeras enzimas e a clorofila das folhas são responsáveis pelo efeito benéfico em problemas de pele. Uma mistura de folhas de Stevia, folhas de crisântemos e terra medicinal (diluída em água) ajuda nas manchas provocadas pelo sol e nas manchas da idade. Folhas inteiras assim como extrato e pó de Stevia tornam a pele mais macia e firme, combatem as impurezas, tonificam a pele e corrigem as rugas.

A Stevia é recomendada na candidíase porque não serve de “alimento” aos fungos, ao contrário do que acontece com o açúcar. Tem também um efeito antibacteriano e antifúngico ajudando, desta forma, a controlar o crescimento dos fungos.

É uma grande ajuda para quem sofre de obesidade uma vez que uma porção de 100 miligramas contém menos de meia caloria e para além disso atenua a necessidade de petiscar, assim como o desejo de comidas com gorduras. A Stevia é um adoçante saudável para diabéticos e sem efeitos secundários e, no Brasil, é reconhecida oficialmente como um medicamento recomendado para os diabéticos.

Estudos clínicos mostram que a Stevia tem o poder de melhorar a tolerância à glicose e diminuir a taxa de glicémia. Muitos diabéticos já sentem um bem-estar e uma maior energia com meia colher de chá por dia.

É também uma grande ajuda em problemas dentários e, na América do Sul, é utilizada tradicionalmente como remédio contra o sangramento e inflamações das gengivas, cáries e tártaro.

Investigações confirmaram o efeito antibacteriano da Stevia que provavelmente se deve ao conteúdo elevado em vitamina C e em clorofila, uma vez que reduzem o crescimento indesejado de bactérias na boca.

As inúmeras substâncias minerais e os elementos-vestígio como o magnésio, cálcio, manganésio, zinco, silício e estanho fazem com que exista um ambiente básico no qual os estreptococos e os lactobacilos não consigam desenvolver-se.

Os japoneses, os maiores consumidores de Stevia a nível mundial, utilizam a Stevia em pastas dentífricas, remédios contra o sangramento das gengivas, tinturas para as dores de garganta e pastilhas elásticas medicinais.

Reforça a defesa do sistema imunitário, protege de infecções e faz com que as inflamações desapareçam mais depressa.

Ela também provou ser benéfica em problemas de cabelo como a caspa, queda de cabelo e cabelos baços e sem brilho. Na última lavagem junta-se ao Shampoo um pouco de Stevia em pó e deixa-se atuar durante uns minutos. Em casos de queda de cabelo pode utilizar-se um tratamento intensivo para o cabelo com duas colheres de sopa de azeite, duas gemas de ovo e pó de Stevia. Deixa-se atuar esta mistura no cabelo envolvido com uma toalha durante uma hora. Em seguida lava-se o cabelo com um Shampoo suave.

Fonte: http://www.fairlife.org/pt/stevia-rebaudiana.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stevia_rebaudiana

Qualquer dúvida estamos à disposição.
___________________________________________

Lebrando que na Loja do Bem - Estar no Armazém Natural você encontra diversos produtos para cuidar da sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário