19 agosto 2010

Informativo da Loja de Bem-estar : Nutrição x TPM

Segue Informativo com nova dica da Loja do Bem-estar para a sua saúde!

Dica do Mês de Agosto:

Conheça mais sobre: Nutrição e modulação hormonal na TPM.

Já na época de Hipócrates encontramos achados com descrição dos sintomas de TPM, dos quais os mais comuns são

retenção de líquido, irritabilidade, função intestinal alterado e dor de cabeça.

Olá amigos do Armazém Natural,

Nutrientes X sintomas de TPM:


Sabemos que existe a relação direta entre nutrientes X sintomas de TPM, entre os quais o cálcio é o mineral de grande importância não apenas no metabolismo ósseo, mas também na regulação hormonal. Devido à absorção ocorrer a nível intestinal, é importante que esse órgão esteja integro e funcionante.

Vitamina D:

O cálcio tem sua biodisponibilidade aumentada na presença da vitamina D, logo a preocupação com essa vitamina também deve ser priorizada. A fonte alimentar de cálcio de origem vegetal é sempre mais interessante, pois predispõem a alcalinização do sangue, facilitando a absorção deste nutriente e consequentemente diminuindo sua excreção: brócolis, couve verde, feijão.

Cálcio X vitamina D:

Estudos feitos com 1000 mulheres com sintomas de TPM, em comparação com outro grupo formado por 2000 mulheres sem sintomas de TPM, verificou- se que o grupo assintomático tinha com rotina na sua alimentação um consumo considerável de cálcio e vitamina D. Em outras pesquisas, também comprovou- se cientificamente a relação do cálcio X vitamina D no equilíbrio dos níveis do hormônio estrogênio.

Outros nutrientes onde comprovou- se a associação com a melhora dos sintomas da TPM são o aminoácido Triptofano, magnésio, vitamina B6 e B12, ácido fólico, pois agem em sinergismo na produção da serotonina, importante neurotransmissor que interage na alteração do humor, ansiedade e compulsão por doces, sintomas bem comuns no período de TPM.

Estes nutrientes encontramos nos cereais integrais, cacau, oleaginosas e hortaliças.



Portanto, ressaltamos que uma dieta equilibrada nutricionalmente, é sem duvida, fator determinante para o bom funcionamento do organismo, neste período feminino, onde a necessidade nutricional torna- se ainda mais aprimorada.

Fonte: Dra. Monica Schneider - Nutricionista Clínica, Pós graduação Ortomolecular e em Fitoterapia.

Contato: Cidade: Novo Hamburgo, Centro clínico Regina 4º andar sl. 405. Fone: 3594.2563/ Cidade: Sapiranga, Rua 7 setembro, 303 sala - 208 centro. Fone: 99378172

Nenhum comentário:

Postar um comentário